
Quando é necessária a cirurgia do Ronco e Apneia?
A Uvulopalatofaringoplastia é a cirurgia indicada para o tratamento do Ronco e da Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono (SAOS).
Como a cirurgia é feita?
A cirurgia é realizada no centro cirúrgico sob anestesia geral com duração média de 2 horas, a alta é no mesmo dia, não é necessário cortes na pele e realiza-se diretamente pela boca .
O procedimento consiste em remover as amigdalas palatinas, parte da úvula e palato mole redundante que vibram na região do palato e da garganta, criando-se mais espaço para a entrada de ar.
Em alguns casos outros procedimentos cirúrgicos podem ser feitos juntos, como : septoplastia , turbinectomia e sinusectomia com pólipos nasais.
Como é o pós operatório?
O maior desconforto da recuperação é a dor, que é variável de pacientes para pacientes , durante a internação são administrados analgésicos potentes .
É muito importante cuidar da alimentação após o procedimento, em geral um dieta pastosa e fria é a indicada a fim de evitar ferimentos na garganta.
Os pontos que ficam na garganta não precisam ser removidos, o próprio organismo absorve.
A melhora do ronco e da qualidade do sono já pode ser sentida nos primeiros dias após o procedimento.
Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações médicas individuais.

