
Quando é necessária a cirurgia de freio lingual?
O freio lingual é uma prega embaixo da língua que liga a superfície ventral da língua ao assoalho da cavidade bucal.
O diagnóstico de freio lingual curto, comumente chamado de “língua presa”, é feito por meio do Teste da Linguinha logo após o nascimento do bebê, juntamente com o teste do pezinho.
O procedimento é obrigatório em todo país desde que a lei 13.002/2014, que entrou em vigor no final de 2014 ele é realizado em maternidades públicas e privadas.
Assim, as complicações mais frequentes consequentes da limitação dos movimentos da língua são:
– Alterações da fala (fonética);
-Dificuldade para introduzir alimentos sólidos na alimentação da criança ( dificuldade na mastigação);
– Dificuldade para mamar;
– problemas na higiene bucal;
-risco de engasgo.
Nesses casos o procedimento deve ser realizado o quanto antes.
Como a cirurgia é feita?
O único tratamento para os casos de encurtamento do frênulo lingual é a cirurgia chamada de frenectomia lingual, que consiste na remoção total ou parcialmente do freio lingual a fim de que a língua possa voltar às suas funções normais ou o mais próximo do que se tem como normal.
A frenectomia é eficiente para melhorar a mobilidade e a postura da língua, assim como suas funções, incluindo a produção da fala.
Ela é realizada em um ambiente e seguro no centro cirúrgico que possui toda um equipe preparada para que se caso aconteça algo tenha todo o suporte necessário.
A cirurgia de frenectomia lingual dura em torno de 30 minutos.
Como é o pós operatório?
O resultado é imediato, após alguns minutos o bebê já volta a mamar corretamente.
Após o procedimento é importante o acompanhamento com o fonoaudióloga para realizar exercícios após a mudança na anatomia da sua língua.
Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações médicas individuais.

