

Quando é necessária a cirurgia de amígdalas?
As tonsilas palatinas ou amígdalas estão localizadas no fundo da garganta, atrás do nariz estão localizadas as tonsilas nasofaríngeas, também chamadas de “adenoides” ou “carne esponjosa”.
Essas estruturas são importantes para o desenvolvimento e manutenção da função imunológica normal, mas podem ser afetadas e muitas vezes precisam de tratamento clínico ou cirúrgico.
Nos Estado Unidos a cirurgia de remoção das amígdalas e das adenoides, sepadas ou em conjunto, é o procedimento mais realizado em crianças.
A função dessas estruturas é proteger o organismo de agentes estranhos, mas uma resposta anormal é responsável pela a maioria das doenças dessa área, que são:
-inflamações crônicas;
– inflamações recorrentes;
– hiperplasia obstrutiva ( aumento de tamanho).
As infecções recorrentes com necessidade de usar antibiótico pode muitas vezes trazer malefícios, logo a cirurgia deve ser avaliada.
O aumento dessas estruturas pode causar: obstrução nasal, sono agitado, ronco, respiração pela boca, apneia ( parada na respiração ), deformidades dentárias, dificuldade da deglutição e otites recorrentes.
Existem tratamentos clínicos para reforçar a imunidade na tentativa de evitar as infecções e uso de medicamentos para diminuir o tamanho, mas se o tratamento não for efetivo a cirurgia deve ser avaliada.
Como a cirurgia é feita?
A amigdalectomia e adenoidectomia são realizadas no centro cirúrgico sob anestesia geral.
As duas estruturas são removidas pela boca, não deixando nenhuma cicatriz no rosto .
Como é o pós operatório?
Após realizar o procedimento, geralmente o paciente é liberado após 8 horas da cirurgia .
O repouso é relativo e alimentação nos primeiro dias deve ser pastosa, fria e aos poucos a alimentação vai voltando ao normal.
Alimento gelados estão liberados e o sorvete é uma boa opção, além de ser gostoso ajuda no controle da dor.
Quando a cirurgia é bem indicada os pais já percebem no dia da cirurgia que melhora o ronco, o sono fica melhor e a respiração mais leve.
Será que se retirar as amígdalas e adenoide a imunidade irá ficar prejudicada? Não
Pensem comigo : Se elas não estão cumprindo os seus papéis e se infectam com frequência, acabam se tornando um “alojamento” para as bactérias.
E nos casos de serem grandes causando os sintomas de obstrução nasal, noites mal dormidas e atrapalhando o bom desenvolvimento da criança é melhor removê- las.
Todas as informações fornecidas neste website têm caráter meramente informativo, com o objetivo de complementar, e não substituir, as orientações médicas individuais.

