Todo mundo tem adenoide? A resposta é sim …
Adenoide não é o nome de uma doença, mas sim de uma estrutura normal que todo ser humano possui.
O tecido linfóide do Anel Linfático de Waldeyer pode se encontrar aumentado principalmente por volta dos 5 a 7 anos de idade.
A adenóide normalmente regride durante a infância, sendo raramente observada no adulto.
Ao contrário das amígdalas, não é possível ver a adenoide ao abrirmos a boca, somente através dos exames: raio x de cavum e nasofibroscopia.
– Todo mundo tem que fazer cirurgia ? A resposta é, nem sempre.
Adenoide, conhecida popularmente como Carne Esponjosa, é uma estrutura de defesa que fica localizada no fundo do nariz, na transição entre nariz e garganta.
Os problemas com adenoide são: hipertrofia (aumento) das adenoides e adenoidites (inflamação da adenoide) comuns na infância.
O que é adenoidite?
É a inflamação da adenoide, pois ela faz parte do sistema imunológico, logo ao entrar em contato com vírus e bactérias ela produz anticorpos e forma um mecanismo de defesa.
A causa mais comum de adenoidite é a infecções das vias aéreas superiores por vírus e pode ser causada também por bactérias.
O que é hipertrofia da adenoide?
É quando ela cresce muito e causa dificuldade da passagem de ar pelas vias aéreas causando obstrução nasal, má qualidade do sono, voz anasalada e pode facilitar a ocorrência de otites.
Resumindo, os sintomas de problemas na adenoide são:
- Obstrução nasal;
- Ronco e Apneia do Sono;
- Voz anasalada;
- Respiração oral levando a deformidades craniofaciais e dentárias;
- Obstrução das tubas auditivas (canal que comunica nariz com ouvido) levando a otites de repetição e perda auditiva.
Como é feito o diagnóstico de problemas com a adenoide?
O diagnóstico conta com uma história bem detalhada e quando necessário podemos solicitar raio x de cavum ou realizar a nasofibroscopia ( endoscopia nasal) que nos permite avaliar a gravidade da obstrução.
Quais as opções de tratamento?
O tratamento depende do diagnóstico, alguns pacientes necessitam apenas de mudanças alimentares, melhora da saúde intestinal e tratamento com medicamentos já outros casos necessitam de remoção cirúrgica.
Eu tenho certeza que você já escutou alguém falando que quando tirada a adenoide pode causar prejuízos na imunidade … e isso não é verdade.
Estudos já mostraram que a remoção das adenoides não traz nenhum prejuízo para a defesa do aparelho respiratório nem imunológico da criança. Ao contrário, seu estado geral melhora, porque o foco infeccioso e a obstrução respiratória desaparecem.

