O que é Rinite Alérgica?
O nariz possui várias funções como :
– respiração;
– olfação;
-umidificar o ar;
– filtrar;
– imunidade local: é a nossa primeira linha de defesa contra vírus, bactérias e serve para capturar também os aeroalérgenos como: ácaros, poeira, polén.
A rinite alérgica é uma reação imunológica do corpo contra alérgenos, que são partículas inaladas que são consideradas estranhas, como: ácaros, poeira, baratas, fungos, caspas de animais ( cão e gato), pólens e poluentes ambientais como fumaça de cigarro.
Na tentativa de expulsar e bloquear estes alérgenos é desencadeado reações nasais e extranasais, como:
- Coriza;
- Espirros;
- Obstrução nasal;
- Coceira nos olhos, ouvido, nariz e garganta;
- Diminuição da audição e do olfato;
- Dor de cabeça;
- Olheiras;
- Cansaço e fadiga;
- Respiração oral e ronco devido a obstrução nasal.
A alergia não significa falta de defesa do organismo mas sim uma resposta exagerada contra agentes que não são tão agressivos, ele reage muito contra determinadas substâncias que uma pessoa normal não reagiria.
O paciente alérgico não nasce hiper-reativo (com alergia), mas sim com a capacidade de sensibilizar-se a determinado fator.
Tornar-se sensível significa passar a ter uma resposta de defesa a uma substância que antes era tolerada.
Isto significa que podemos conviver com determinada substância por muitos anos, e vir a desenvolver sintomas apenas tardiamente.
Esta característica é herdada dos pais. Quando um homem e uma mulher alérgicos tem um filho, a chance desta criança ser alérgica é de cerca de 50%. Por outro lado, mesmo que nenhum dos pais apresentem alergia, a criança ainda assim pode vir a ter.
As alergias podem ser dermatite, conjuntivite, asma, rinite sendo esta última a mais comum, 10-25% das pessoas sofrem de rinite alérgica .
Como tratar a Rinite?
O tratamento da rinite é divida em 4 pilares:
- Lavagem nasal;
- Higiene ambiental;
- Medicamentos;
- Imunoterapia – vacina para rinite alérgica.
Primeiro passo é tentar diagnosticar qual a sua rinite, pois além da RINITE ALÉRGICA temos outros tipos, como: a rinite vasomotora, gestacional, medicamentosa, infecciosa.
Após isso tentar identificar quais são os gatilhos para as crises.
Existem alguns testes, os mais comuns são: o de pele (PRICK TEST) ou de sangue.
O tratamento busca o controle da inflamação da mucosa nasal.
O tratamento bem-sucedido melhora a respiração nasal, evita ou ameniza as crises de rinite e infecções como sinusite e otite.

